Caminho das Palavras
Home / Receitas / Paella

Paella

receitas
Paella

INGREDIENTES

(4 Pessoas)

 

Arroz Bomba ou Calasparra (50 g por pessoa)

18 camarões grandes com casca

300 g de lulas

1 peito de frango

6 mexilhões

1 chávena de chá de ervilhas

1 lata de pimento piquillo de conserva

2 envelopes de açafrão em pó ou em filamentos

Caldos de marisco, frango e legumes q.b.

1 cebola

1 dente de alho

Sal q.b.

 

CONFEÇÃO

 

Comece por fazer o caldo. Coza todos os camarões. Guarde 6 para a decoração e descasque os restantes, reservando as cascas e as cabeças, que deve cozer durante 3 minutos, em água abudante e com sal. Ao fim deste tempo, triture-as com a varinha mágica e passe-as por um coador fino. Ao caldo que fica, junte os caldos necessários para que fique bem saboroso, sem ficar salgado. Coza os mexilhões em pouca água e reserve-os, mas acrescente a água da sua cozedura ao caldo do camarão, que deverá manter sempre quente para não atrasar a cozedura do arroz.

 

Na paelleira, deite azeite e cebola picada. Quando esta alourar, ponha o miolo do camarão a saltear. Assim que estiver bem salteado, retire-o, reserve-o e coloque as ervilhas, o pimento, cortado aos cubinhos (guarde algumas tiras para a decoração), e o alho picado. Deixe-os cozinhar um bocadinho e junte-lhes as lulas, limpas e cortadas em rodelas, e o frango, cortado em cubos. Assim que o frango corar, adicione o arroz e deixe que este absorva a gordura. Acrescente o açafrão, mexendo bem, e o caldo, pouco a pouco, deixando evaporar entre cada adição, mexendo de vez em quando.

 

Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente o miolo de camarão. No fim, decore com os camarões inteiros, os mexilhões e as tiras de pimento que reservou previamente.